De acordo com informações levantadas pelo g1.globo.com, durante um evento realizado na terça-feira (28), o pré-candidato à presidência, Romeu Zema, do partido Novo, manifestou sua consideração pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos. Embora tenha destacado um alinhamento entre eles, Zema descartou a possibilidade de solicitar apoio à sua candidatura, mencionando um compromisso de Tarcísio com a família Bolsonaro.
Na noite do mesmo dia, durante uma cerimônia para anunciar os pré-candidatos do Novo em Campinas (SP), Zema fez sua declaração enquanto se dirigia a um público de apoiadores. O encontro que teve com Tarcísio aconteceu pela manhã na Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, cuja sede é Ribeirão Preto (SP).
Zema afirmou: “Minha relação com o governador Tarcísio é extremamente positiva, desde quando ele atuava como ministro da Infraestrutura, entre 2019 e 2022. Temos objetivos semelhantes, e eu vejo sua administração em São Paulo como livre de corrupção e escândalos.” O pré-candidato acrescentou que a conversa teve um caráter breve, mas enfatizou que ambos compartilham a visão de um país onde a lei é aplicada de forma equitativa.
Quando questionado sobre a possibilidade de pedir o apoio de Tarcísio em sua campanha presidencial, Zema justificou sua decisão, citando um acordo prévio do governador paulista em favor da candidatura de Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Não toco nesse assunto com ele. Tarcísio também sabe que estive com o presidente Bolsonaro em agosto do ano passado, e ele próprio mencionou que a presença de mais candidatos à direita fortalece a posição política da área, como evidenciado recentemente no Chile”, refletiu.
O evento em Campinas, que contou com a presença de Zema, marcou o lançamento da pré-campanha do Novo na região. Segundo a sigla, essa movimentação representa o início da mobilização política para a próxima eleição, que reuniu diversas lideranças, filiados e apoiadores do partido.
Desde então, Zema tem se engajado ativamente em eventos e entrevistas na condição de pré-candidato à presidência. Além da sua participação na Agrishow, ele aproveitou a oportunidade para criticar o Supremo Tribunal Federal (STF), mencionando o que classificou de um “rabo preso” da corte e reativando uma discussão anterior com o ministro Gilmar Mendes, que havia feito comentários sarcásticos sobre o sotaque do ex-governador.
O evento em Campinas ocorreu na mesma noite, destacando a presença de Zema entre os apoiadores do Novo.
Fonte: g1.globo.com

