Prazo Final para Regularização do Título de Eleitor se Aproxima em São Paulo
De acordo com informações levantadas pelo g1.globo.com, o prazo para a obtenção ou regularização do título de eleitor para as eleições deste ano termina nesta quarta-feira (6). Em todo o estado de São Paulo, os cartórios eleitorais estão oferecendo atendimento em horário estendido, das 9h às 17h, seguindo o critério de ordem de chegada e respeitando as prioridades na fila.
Durante os plantões realizados no feriado do Dia do Trabalho, no sábado (2) e no domingo (3), mais de 100 mil eleitores foram atendidos. Desde o início do ano, o número total de atendimentos já ultrapassa 1,1 milhão, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Para aqueles que precisam emitir o primeiro título ou que ainda não têm biometria registrada, a presença em um cartório é obrigatória. Por outro lado, eleitores que já possuem biometria, representando cerca de 88% do eleitorado paulista, podem utilizar a plataforma de Autoatendimento para acessar os serviços online.
Antes de se dirigirem aos cartórios, o TRE-SP recomenda que os cidadãos consultem a situação do título ou da biometria através do sistema online, a fim de evitar longas esperas. É importante ressaltar que a biometria, embora útil, não é um requisito indispensável para votar. Eleitores com a situação regularizada poderão participar das eleições apenas apresentando um documento oficial com foto. O primeiro turno das eleições está agendado para 4 de outubro.
Mutirão de Regularização Mobiliza Cartórios
Para o atendimento presencial, os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. Aqueles do sexo masculino que completam 19 anos em 2026 também precisam levar o certificado de quitação militar. Os serviços oferecidos são gratuitos, exceto em casos de multas decorrentes da falta de voto ou da justificativa da ausência.
Os jovens a partir de 15 anos têm a possibilidade de solicitar o título, mas é fundamental que tenham pelo menos 16 anos completos até a data das eleições para conseguir votar. O voto é obrigatório para cidadãos com idades entre 18 e 70 anos, enquanto é facultativo para jovens de 16 e 17, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Informações Adicionais:
- Quando? Até quarta-feira (6), das 9h às 17h
- Onde? Cartórios eleitorais em São Paulo
- Custo? Serviço gratuito
Para mais detalhes, acesse a plataforma de Autoatendimento da Justiça Eleitoral.

