Um grupo de seis pinguins-de-Magalhães foi devolvido ao mar após um período de reabilitação em Florianópolis. As devoluções ocorreram a bordo de uma embarcação e foram registradas em vídeo pela Associação R3 Animal, que atua no monitoramento de praias da região através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
As imagens mostram os pinguins saltando na água, próximo à Ilha do Xavier, logo após a abertura das caixas de transporte. A soltura foi realizada em um ponto específico do mar para ajudar os animais a retomar suas rotas migratórias rumo à Patagônia Argentina, onde se localizam suas colônias reprodutivas.
Esses pinguins foram resgatados debilitados, apresentando sinais de desnutrição e hipotermia, em praias de Santa Catarina e do Paraná, entre outubro de 2025 e janeiro de 2026. Cristiane Kolesnikovas, coordenadora geral do PMP-BS/R3 Animal, ressalta que todos os animais eram juvenis no momento do resgate. Isso implica que estavam em sua primeira migração, tornando-os mais vulneráveis a se perderem e a enfrentar dificuldades, como a escassez de alimento e a interação acidental com redes de pesca.
No Centro de Reabilitação da R3 Animal, os pinguins receberam tratamento para recuperação da temperatura corporal, além de alimentação adequada para ganho de peso. Na fase final da reabilitação, passaram a maior parte do dia em uma piscina para desenvolver condicionamento físico e estarem prontos para retornar ao oceano.
Caso alguém aviste um pinguim na praia, é importante seguir algumas recomendações: não tentar devolver o animal ao mar, evitar contato com o gelo, não tocá-lo ou alimentá-lo e afastar animais domésticos. Para resgates, a população deve acionar o PMP-BS/R3 Animal pelo telefone 0800 642 3341 ou (48) 3018 2316.

