Mais de 400 gatos são encontrados em apartamento em SC
Uma mulher de 73 anos foi indiciada por maus-tratos após ser descoberta vivendo com cerca de 400 gatos em um apartamento localizado em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, a acusação inclui a morte de vários animais, embora o número exato não tenha sido divulgado.
As operações de remoção dos gatos tiveram início na sexta-feira (12) e foram realizadas com o auxílio de clínicas veterinárias contratadas pelo município, além de servidores da prefeitura. O total de animais retirados ainda não foi informado.
A prefeitura planeja remover os gatos gradualmente, promovendo seu encaminhamento para uma das cinco clínicas veterinárias credenciadas. Não há uma data definida para a conclusão do resgate, que pode ter custos aproximados de R$ 500 mil.
Conforme informado pela administração municipal, a mulher era originalmente tutora de um casal de gatos que, ao longo de pelo menos 10 anos, se reproduziu de forma descontrolada.
O caso veio à tona em setembro de 2025, após receber denúncias. A situação ganhou destaque em abril de 2026, quando um acordo entre a dona do apartamento e o Ministério Público para o tratamento dos animais não foi cumprido. No final de maio, a Justiça autorizou a entrada forçada no imóvel para realizar o resgate. A decisão incluiu a necessidade de uma avaliação psicossocial para a tutora, que também enfrenta dificuldades.
Apesar de o apartamento ter cerca de 200 m², os gatos se acumulavam em janelas, corredores e móveis, e alguns estavam próximos a áreas contaminadas, conforme um relatório elaborado no local.
A operação continua em andamento.

