De acordo com informações levantadas pelo g1.globo.com, o Ministério de Minas e Energia (MME) formaliza, nesta sexta-feira (8), a antecipação da renovação dos contratos de concessão de 14 distribuidoras de energia elétrica. É importante destacar que duas dessas concessionárias já haviam selado acordos semelhantes no ano anterior.
A cerimônia de assinatura está prevista para ocorrer à tarde e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme estimativas do ministério, esses novos contratos proporcionarão cerca de R$ 130 bilhões em investimentos até 2030, com foco na modernização e expansão da rede elétrica. Esses recursos beneficiarão 13 estados e cerca de 41,8 milhões de residências.
Entretanto, a Enel não está incluída nesse novo acordo, conforme apuração do g1. A concessionária se encontra em meio a um processo na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que pode levar à recomendação de revogação de sua concessão em São Paulo, devido a inúmeras reclamações sobre a qualidade do serviço, especialmente durante eventos climáticos extremos desde 2023.
A renovação antecipada é uma estratégia para mitigar os riscos associados ao término dos contratos antigos, que poderia desincentivar novos investimentos por parte das distribuidoras. O objetivo é assegurar a continuidade dos aportes e aumentar a segurança operacional das redes de energia.
Além disso, os novos contratos introduzem exigências mais rígidas para as concessionárias. Entre as novidades, destacam-se:
– Mecanismos mais claros para possíveis cassações de concessões.
– Regras que devem garantir uma comprovação anual da saúde econômico-financeira das empresas.
– Ampliação e modernização dos canais de atendimento ao consumidor.
– Criação de canais específicos para a assistência a gestores públicos.
Esses contratos ainda prevêem medidas para regulamentar o compartilhamento de postes entre as distribuidoras e empresas de telecomunicações, um desafio significativo para a infraestrutura elétrica nacional.
As melhorias planejadas incluem, por exemplo, a instalação de 18 novas subestações e a modernização de mais dez unidades no litoral da Bahia, incorporando tecnologias de automação. Na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, o projeto contempla a construção de 27 quilômetros de novas linhas de distribuição e a instalação de três novas subestações. Por fim, no agreste sergipano, uma nova subestação deve beneficiar mais de 40 mil consumidores.
Estas atualizações refletem um esforço significativo do governo em avançar na infraestrutura elétrica do Brasil, visando atender a uma demanda crescente e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

