Estudante de Medicina Brasileira é Morta em Cidade do Leste, Paraguai
A estudante de medicina Júlia Vitória Sobierai Cardoso, de 22 anos, foi encontrada morta em seu apartamento em Cidade do Leste, no Paraguai. O principal suspeito, Vitor Rangel Aguiar, de 27 anos e ex-namorado da vítima, permaneceu no local por várias horas antes de fugir, levando o celular de Júlia. A informação foi confirmada pelo Ministério Público paraguaio na última segunda-feira (27), que também denunciou o suspeito por feminicídio.
Aguiar, que também é brasileiro e estudava medicina no Paraguai, está foragido. O assassinato ocorreu no dia 24 de abril, enquanto Júlia estava em casa com uma amiga. Segundo o MP, após coletar evidências, foi solicitado ao Tribunal Penal de Garantias que declarasse o suspeito foragido e transformasse sua detenção em prisão preventiva, dada a possibilidade de fuga e obstrução da investigação.
Conforme o promotor Osvaldo Zaracho Romero, Júlia foi morta com 58 golpes de tesoura de unha e sete de faca, e a autópsia revelou que ela também foi estrangulada. O crime está tipificado na legislação paraguaia pela Lei nº 5777/2016, que institui a proteção integral às mulheres contra todas as formas de violência.
Nascida em Chapecó, Santa Catarina, Júlia mudou-se recentemente para o Paraguai para seguir seu sonho de se tornar médica pediatra. O velório da jovem foi realizado em Santa Catarina, onde amigos e familiares prestaram suas últimas homenagens. Sua amiga Sara Cazarotto descreveu Júlia como uma pessoa inspiradora, com um "coração puro e de uma bondade genuína".
A Procuradoria paraguaia também solicitou a captura internacional de Vitor Aguiar, que é suspeito de não ter aceitado o fim do relacionamento e, segundo informaciones, teria ido ao apartamento de Júlia para, supostamente, discutir a situação.
O caso continua em investigação, e eventos em homenagem a Júlia estão sendo organizados por colegas da universidade onde estudava.

