De acordo com informações levantadas pelo g1.globo.com, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta do hospital nesta segunda-feira (4) após realizar uma cirurgia no ombro direito em Brasília. A confirmação foi dada pela equipe médica durante uma coletiva de imprensa realizada no início da tarde.
O procedimento cirúrgico, realizado na última sexta-feira (1º), foi uma operação eletiva na articulação do ombro direito. Segundo a equipe médica, a cirurgia foi agendada com antecedência e transcorreu sem complicações. O cirurgião Alexandre Paniago informou que Bolsonaro usará uma tipóia por seis semanas e, em seguida, iniciará um programa de fisioterapia. “Prevemos um período de recuperação que pode levar entre seis a nove meses antes de considerarmos sua total recuperação”, completou o médico.
O ex-presidente estava internado no hospital DF Star, onde passou por uma cirurgia de reparo artroscópico no manguito rotador à direita, conforme detalhado em boletim médico. No dia da cirurgia, os médicos garantiram que ele ficaria sob observação clínica, com controle da dor, e que poderia receber alta assim que sua evolução fosse positiva.
Adicionalmente, é relevante mencionar que a realização do procedimento foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Vale lembrar que Bolsonaro está em prisão domiciliar desde março, depois de ser condenado pela Corte por tentativa de golpe, tendo recebido essa medida por razões humanitárias.
O médico Alexandre Paniago destacou que a expectativa de alta foi alcançada devido à boa evolução clínica do paciente. A cirurgia no manguito rotador visa restaurar a função do ombro, sendo indicada em casos de lesões severas, falha em tratamentos conservadores ou traumas agudos na região.
Este caso ressalta a importância de cuidados médicos adequados e a recuperação de saúde, especialmente em figuras públicas que se encontram em cenários delicados.

