Florianópolis, que contava com 40 mil habitantes no início dos anos 1920, era uma cidade tranquila, condizente com seu antigo nome, Nossa Senhora do Desterro. Naquela época, a travessia entre a Ilha de Santa Catarina e o continente era realizada por barcos, o que tornava a cidade vulnerável a isolamentos em dias de vento forte ou mar agitado. Essa realidade mudou radicalmente em 13 de maio de 1926, com a inauguração da Ponte Hercílio Luz.
De acordo com informações do site g1.globo.com, a ponte simboliza a modernização de Florianópolis, que antes dependia da vizinha São José para a passagem ao continente. “Ela era algo digno das grandes capitais, comparável à Torre Eiffel”, comenta a historiadora Norma Bruno, ressaltando a importância da ponte para a cidade, que até então apresentava características provinciais.
Além da questão prática, havia pressões políticas pela mudança da capital catarinense para o continente, que culminaram na decisão de construir a ponte. O canal do Estreito foi escolhido por ser o ponto de menor distância entre a ilha e o continente. A obra, iniciada em 14 de novembro de 1922, levou quase quatro anos para ser concluída.
Os anos 1920 também foram marcados por outras importantes obras em Florianópolis, incluindo a criação de avenidas e a construção da penitenciária estadual.
Atualmente, a Ponte Hercílio Luz é um importante cartão-postal e um marco da cidade. A estrutura possui 821 metros de extensão e pesa cerca de 5 mil toneladas. O vão central tem 15,92 metros de largura, e a altura das torres principais chega a 74,21 metros.
Nesta quarta-feira, a ponte completa 100 anos e sua comemoração inclui shows de artistas como Joss Stone e Padre Fábio de Melo.

