Um filhote de buldogue de três meses que ingeriu 55 pedras de crack recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste domingo (26). A veterinária Ana Vitória Tomaz confirmou que a cadela, chamada Antonieta, pode deixar o hospital ainda esta semana.
O animal foi atendido de emergência em 17 de abril, em Joinville, Santa Catarina, após apresentar problemas de saúde. Durante a avaliação, a equipe veterinária descobriu a ingestão das pedras. Uma das tutoras da cadela foi presa, mas aguarda a resolução do caso em liberdade.
Atualmente, Antonieta está em uma clínica em Curitiba, onde chegou na quinta-feira (23) e teve alta da UTI três dias depois. A veterinária relatou que a cadela enfrentou sintomas como alterações neurológicas, convulsões, dificuldade para andar e temporária cegueira. Além do tratamento na UTI, ela está recebendo fisioterapia e acompanhamento neurológico.
“Acreditamos que o pior já passou em relação ao efeito da intoxicação pela droga. A partir deste ponto, esperamos uma evolução positiva e sem sequelas”, afirmou a veterinária.
Após receber alta do hospital em Curitiba, a cadela retornará à clínica onde foi inicialmente atendida em Joinville.
A tutora presa, que é filha do casal que levou o animal à clínica, admitiu à polícia que a droga era dela. Ela enfrenta acusações de maus-tratos e tráfico de drogas, tendo participado de uma audiência de custódia no dia 18 de abril. Embora liberada, a jovem deverá cumprir medidas cautelares.
A clínica veterinária está organizando uma campanha de arrecadação de fundos para cobrir os gastos com o tratamento da cadela.
Para mais informações, acesse o portal g1.globo.com.

